Deseja ser informado sobre novos Informativos de Jurisprudência?

Informe seu nome e e-mail e receba um alerta sempre que um novo Informativo de Jurisprudência for cadastrado:

Pesquisa

Tipo Número Data Ementa
Informativo de Jurisprudência 21 03/09/2021 1. Uso de veículos oficiais no Poder Judiciário. Limites territoriais. Alteração da Resolução CNJ nº 83/2009. 2. Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário. Alteração da Resolução CNJ nº 255/2018. 3. Plataforma Digital do Poder Judiciário – PDPJ-Br. Fixação de parâmetros para o TJSP. 4. Revisão de procedimento apuratório na origem para abrir PAD contra magistrado, sem afastamento das funções, por suposta violação à vedação de atividade político-partidária. 5. Arquivamento de PAD por circunstância quanto à idade avançada e doença do magistrado.
Informativo de Jurisprudência 20 27/08/2021 1.Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no Poder Judiciário. Alteração da Resolução CNJ nº 351/2020 2. Monitoramento eletrônico de pessoas. Aplicação e Acompanhamento 3. Comunicações de atos processuais por meio eletrônico. E-mail, SMS, Whatsapp e Telegram  4. Programa Internacional. Visão Global do Poder Judiciário. Compartilhamento de boas práticas e soluções inovadoras com magistrados de outros países 5. Violência Doméstica e Familiar. Medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha. Prioridade na apreciação do descumprimento. Integração operacional entre juízes, Defensores Públicos, MP e órgãos da Segurança Pública 6.  Integração de Comarcas do Espírito Santo para contenção de despesas e adequação fiscal. Autonomia administrativa e financeira dos tribunais 7. Sindicância. Procedimento preparatório que não exige contraditório e ampla defesa. Alegação de nulidade inexistente. Pedido de Revisão improcedente favorável a magistrado 8. Há razoabilidade na pena de disponibilidade quando evidenciada reiteração de condutas e aplicação anterior de penalidades menos gravosas.
Informativo de Jurisprudência 19 06/08/2021 1. Sistemas de integridade para o combate à corrupção no Poder Judiciário 2. Numec. Criação e funcionamento do Núcleo de Mediação e Conciliação do CNJ 3. O CNJ não pode interferir na decisão que negou o reaproveitamento de juiz submetido à investigação por novos desvios éticos e funcionais no Tribunal de origem. Observância ao Enunciado Administrativo CNJ nº 20 e Resolução CNJ nº 323/2020 4. Instauração de PAD contra desembargadora para apurar atuação política e propagação de fake news sobre a pandemia da COVID-19. Aposentadoria voluntária não impede abertura de procedimento 5. Instauração de PAD contra desembargadora para apurar recebimento de diárias por deslocamentos não realizados. Afronta à LOMAN e ao Código de Ética da Magistratura 6. Impossibilidade de modificar decisão do Tribunal de origem se não demonstrada contrariedade à evidência dos autos. Inadmissibilidade do uso da Revisão Disciplinar como Recurso
Informativo de Jurisprudência 18 02/07/2021 1. Instauração de Revisão Disciplinar para rever pena de advertência a magistrado. Possível inadequação da sanção diante do contexto fático-probatório e histórico funcional do juiz    2. Instauração de Revisão Disciplinar em desfavor de magistrada para rever pena de censura. Sanção inadequada e desproporcional à gravidade dos fatos apurados    3. Pena de aposentadoria compulsória para desembargadora com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço. Concessão de liminares durante plantões em desacordo com a Resolução CNJ nº 71. Violação aos princípios do juiz natural e do devido processo legal 4. Impossibilidade de modificar decisão proferida no Tribunal de origem se ausente as hipóteses do artigo 83 do RICNJ. Pretensão meramente recursal
Informativo de Jurisprudência 17 18/06/2021 1. Preparação para o casamento civil nos cartórios de Registro 2. Sirenejud. Painel interativo nacional de dados ambiental e interinstitucional 3. Justiça Eleitoral. Participação facultativa de juízes eleitorais nos comitês e comissões do CNJ. Suspensão de prazos impostos por Resoluções    4. Participação de juízes e promotores nos concursos para ingresso nas carreiras. Garantia da simetria constitucional    5. Pena de disponibilidade a magistrado com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço. Assédio moral reiterado contra servidores. Assédio sexual contra estagiárias. Comportamento incompatível com o dever de conduta irrepreensível do juiz    6. Pena de censura a magistrado por procedimento incorreto na liberação de preso. Ausência de cautela e prudência 7. Se configurado tipo penal no fato, o prazo para aferição da prescrição não será o administrativo, mas sim o previsto no Código Penal
Informativo de Jurisprudência 16 04/06/2021 1. COVID-19. Aprimoramento da Resolução CNJ nº 322/2020 na suspensão dos prazos processuais e atendimento aos advogados pelo Balcão Virtual 2. Núcleos de Justiça 4.0. Atuação em apoio às unidades jurisdicionais 3. Recomendação para uso de métodos consensuais de solução de conflitos em processos sobre direito à saúde 4. Decisões proferidas em processos do PJeCor podem ser publicadas no DJEN 5. Atualização das políticas de sustentabilidade, acessibilidade e inclusão do Poder Judiciário 6. Alteração da área e especialidade de cargos de analista judiciário por ato administrativo. Possibilidade fundamentada no interesse público 7. Não cabe ao CNJ interferir em decisão judicial. Respeito à instância jurisdicional. Risco de decisões conflitantes entre as esferas administrativa e judicial 8. Prazo para interposição de recurso contra as notas da etapa de títulos do concurso não se confunde com o lapso temporal para exercício da autotutela administrativa do Tribunal.
Informativo de Jurisprudência 15 21/05/2021 1. Ações ambientais. Utilização de dados de sensoriamento remoto e de informações obtidas por satélite. 2. Regras de cooperação e comunicação com juízos estrangeiros no julgamento de insolvências transnacionais. 3. Cadastros de Administradores Judiciais dos Tribunais de Justiça. 4. Não há impedimentos para juiz de direito substituto em segundo grau compor o TRE na classe dos juízes de direito. Nulidade do § 2º do art. 1º do RITRE/PR. 5. PAD julgado improcedente por ausência de elemento subjetivo que caracterize infração funcional. Prevalência do princípio da presunção de inocência. 6. Seguro garantia e fiança bancária. Artigos 3º e 12 do Ato Conjunto TST/CSJT/CGJT nº 1/2019. Irregularidade inexistente. Garantia de efetividade à prestação jurisdicional. 7. Reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva em Ato de Tribunal. Matéria de ordem pública. Atuação excepcional do CNJ em processos disciplinares de cartorários. 8. Impossibilidade de revisar julgamento se ausente vício, ilegalidade ou falsidade na decisão do tribunal de origem. Pretensão meramente recursal.
Informativo de Jurisprudência 14 04/05/2021 1. Direito à remição de pena por práticas sociais educativas em unidades prisionais 2. Instauração de Revisão Disciplinar em desfavor de magistrado para rever pena de advertência. Constatação de morosidade e grande número de processos retidos 3. Conversão de PCA em diligência para que Tribunal avalie reintegração de magistrado 4. Pedido de revisão de ato de Tribunal para assegurar remoção de magistrado por merecimento para outra comarca. Matéria individual. Ausência de repercussão geral
Informativo de Jurisprudência 13 23/04/2021 1. Transparência. Inclusão dos serviços auxiliares na Resolução CNJ nº 215/2015. 2. Pena de aposentadoria compulsória com proventos proporcionais a desembargador. Recebimento de vantagem indevida para concessão de HC e MS. Ofensa aos princípios da independência, imparcialidade, prudência, integridade profissional. 3. Extinção da punibilidade. Reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva em relação à pena in abstrato. Circunstância quanto à idade, maior que 70 anos.
Informativo de Jurisprudência 12 09/04/2021 1. COVID-19. Juízes devem utilizar o sistema e-NatJus e observar a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro nas demandas judiciais decorrentes da pandemia. 2. Fórum Nacional da Infância e da Juventude - FONINJ. Ampliação da representatividade. 3. Núcleos de Justiça 4.0. 4. Connect-Jus. Plataforma de Intercâmbio das melhores práticas do Poder Judiciário. 5. Reestruturação dos Comitês Estaduais de Saúde do Fórum Nacional da Saúde do CNJ. 6. Pena de disponibilidade com proventos proporcionais a magistrado por abuso de poder, utilizando-se do cargo para apropriar-se de coisa alheia que tinha a posse. 7. Aplicação subsidiária dos prazos da Lei nº 8.112/1990 ante ausência de previsão do prazo prescricional da pena na LOMAN e na Resolução CNJ nº 135/2011. Extinção da punibilidade em face do reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva. 8. Extinção, transformação ou transferência de unidades judiciárias. Indispensável critério previsto no art. 9º da Resolução CNJ nº 184/2013. Possibilidade de relativização. 9. Eleições de cargos diretivos. Proibição aos tribunais regular matéria reservada à lei complementar. Condições de elegibilidade restrita aos três cargos previstos no artigo 99 da LOMAN: presidente, vice-presidente e corregedor de justiça. 10. Concurso de cartórios. Anulação da prova objetiva pelo Tribunal. Exercício do poder-dever de autotutela administrativa. Insubsistência de judicialização prévia apta a impedir o conhecimento da matéria.